sábado, 28 de abril de 2012

Tutoria de espanhol

Não, meus caros, isto não é comigo; explico: a professora Ana Beatriz Simões pediu-me para divulgar seu e-mail de contato aos alunos deste polo (ele é sua tutora de Língua Espanhola).
Cá está ele: tutoriaespanhol@gmail.com. Como podem perceber, a contar de hoje, ele também estará à sua disposição, bem aqui ao lado.

Inscrições para o intensivo

Companheiros, por favor divulguem a conhecidos que tenham interesse:
Fundação Cecierj oferece 6.400 vagas
para o Pré-Vestibular Social
 
Inscrições começam nesta terça-feira,
dia 24 de abril, e vão até 7 de maio.
 
Chegou a hora de aproveitar mais uma oportunidade de se preparar gratuitamente para o Enem e provas de acesso às universidades. Abrem nesta terça-feira, 24 de abril, até 7 de maio, as inscrições para 6.400 vagas destinadas ao Pré-Vestibular Social (PVS) Intensivo da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). As vagas estão distribuídas por 56 polos de estudo, localizados em mais de 30 municípios, beneficiando todas as regiões do Estado do Rio.
O Pré-Vestibular Social é voltado àqueles que não têm condições de pagar por um curso preparatório e que estão no último ano do ensino médio ou que já o tenham concluído. Alunos matriculados no penúltimo ano do Ensino Médio em unidades escolares da Secretaria Estadual de Educação também podem se inscrever. A escolha dos alunos é feita por meio de uma seleção socioeconômica. As aulas acontecerão de junho a dezembro de 2012.
Como se inscrever
As inscrições vão até o dia 7 de maio e são recebidas pelo site www.pvs.cederj.edu.br. Após se inscrever pelo site, o candidato (ou portador) deverá depositar em urna coletora em qualquer polo ou enviar pelos Correios, um envelope identificado com o código do pedido de inscrição, contendo cópia dos documentos relacionados na mesma página de inscrição na internet.
No site do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (www.pvs.cederj.edu.br) estão disponíveis também a listagem com os endereços dos polos, horários de funcionamento para entrega de documentos e todas as informações sobre o curso e o processo de seleção.
Disciplinas e aulas
Os dias e horários de aulas do curso variam de acordo com o polo escolhido, podendo ser aos sábados, durante todo o dia, ou duas a quatro vezes por semana, com aulas à tarde ou à noite. Haverá aulas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Inglês e Espanhol.
O Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj é um curso gratuito, incluindo o material didático, e desde a sua fundação já atendeu mais de 100 mil alunos. Nas três últimas edições do Vestibular foram 2.989 estudantes aprovados em um dos cursos de graduação a distância do Consórcio Cederj e que, consequentemente, tiveram acesso às universidades públicas do Rio de Janeiro: Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ (Rural), Uni-Rio e Cefet. A Fundação Cecierj é um órgão ligado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mais atividades sobre texto argumentativo

A primeira etapa de qualificação da UERJ vem aí e não faz mal algum praticar; os senhores já viram como isso é cobrado por lá. Mais uma lista de exercícios, cortesia do professor Paulo Roberto.

AVISOS AOS ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DE 26/04/2012


1. Inscrições para o PVS Intensivo – avisem seus amigos e familiares que as inscrições para o Intensivo ocorrerão até o dia 07 de maio na página do PVS. Os documentos podem ser entregues nos polos até as 16 h do dia 08 de maio. As aulas começarão no dia 02 de junho.
 2. UERJ, UEZO e ABM D. Pedro II/CBMERJ
 Vestibular Estadual 2013
1º Exame de Qualificação
Inscrições prorrogadas até 03/05/2012
(Pagamento da taxa até 04/05/2012)
 3. Vestibular CEDERJ – Pedimos que os alunos do PVS interessados em prestar oVestibular CEDERJ 2012.2 que  se inscrevam somente a partir do dia 10 de maio quando divulgaremos a lista dos isentos por frequência no PVS.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Prorrogação para as inscrições do vestibular UERJ

É isso, companheiros: inscrições que findariam hoje, seguem abertas até 03 de maio, com pagamento da taxa (para os não isentos) até 04 de maio.
Abraços!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

De boca pra ouvido...

Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece, como eu mergulhei. Pergunte, sem querer a resposta, como estou perguntando. Não se preocupe em "entender". Viver ultrapassa todo o entendimento.
(Clarice Lispector)

sábado, 14 de abril de 2012

Falácias

Caríssimos, semana que vem não haverá aula. Por isso, uma recomendação: não nos foi possível falar sobre as falhas argumentativas em aula - como já dissemos, ganha prioridade aquilo que tem relevante probabilidade de surgir no vestibular -, mas também não precisamos ignorar o assunto, já que temos algum tempo; além do material da apostila há, para aqueles que quiserem ver mais sobre o assunto, trechos retirados do livro Comunicação em prosa moderna, do grande Othon M. Garcia, neste website.
Se derem uma olhadinha para o lado direito do slideshow, verão também vários outros assuntos relacionados à língua (regras de crase, coesão, coerência,etc.)
Até a próxima

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Classes de palavras

Senhores, esta é uma das bases de nosso trabalho: muito do que estudaremos se alicerça sobre o conhecimento acerca de classes de palavras.
Este é um trabalho da professora Amanda, de nossa equipe.
Até amanhã.

AVISOS AOS ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DE 12/04/2012

 1. Vocês deverão receber informações de seus orientadores a respeito de:
      • Plano de Estudos
      • Locais de Estudo, Grupos de Estudo e Tutoria a Distância (atendimento 0800 de todas as disciplinas)
      • Vestibular Estadual: informações sobre a UERJ, UEZO e ABM D. Pedro II/CBMERJ e inscrição para o 1º. Exame de Qualificação
      • Inscrição do polo para o evento “Conhecendo a UFRJ”
2. UERJ, UEZO e ABM D. Pedro II/CBMERJ
 Vestibular Estadual 2013
1º Exame de Qualificação
Inscrições: 03 a 25/4
 3. Vestibular CEDERJ – Embora o Edital esteja previsto para o dia 13/4/2012, pedimos que os alunos do PVS se inscrevam no Vestibular CEDERJ somente a partir do dia 10 de maio quando divulgaremos a lista dos isentos por frequência no PVS.
 4. O Museu Ciência e Vida (localizado na rua Aílton da Costa, s/n - 25 de Agosto, Duque de Caxias - RJ) apresenta a exposição temporária "Pequenos Companheiros" que são os satélites. Os visitantes terão a oportunidade de ver uma réplica em tamanho real do primeiro satélite e as suas utilidades em nossa sociedade (internet, monitoramento de clima, celular etc). A mostra é uma realização da Fundação Planetário da Cidade do RJ. 
Horários de visita: Terça a sábado, das 9h às 17h; Domingos e feriados, das 13h às 17h. Classificação livre. Entrada Franca. Telefone: 2671-7797. Informação enviada pelo tutor Eduardo Leonardo, Física, Jacarepaguá
5. O Museu da Light (localizado na Avenida Marechal Floriano, 168 centro - Rio de Janeiro/RJ) tem como objetivo divulgar a importância da Energia e seus desdobramentos (transmissão, fenômenos elétricos, distribuição, uso sustentável da energia elétrica etc) através dos atuais 20 experimentos, alguns bem interativos. Seu funcionamento é de segunda a sexta das 11h às 17h e a entrada é franca. Para visita de grupos, seu agendamento deve ser realizado pelo site  www.museulight.com.br, mas para visitas individuais não é preciso agendar. Informação enviada pelo tutor Eduardo Leonardo, Física, Jacarepaguá
 6. Exposição MODERNISMOS-90 ANOS DE 1922  que celebra os 90 anos da Semana de Arte Moderna. Ela acontece de 6 de março a 29 de abril. A Caixa Cultural está localizada na Avenida Almirante Barroso 25,Rio de Janeiro. A exposição tem algumas televisões e em uma delas, por exemplo, é possível assistir ao filme Macunaíma - que é fruto de um romance de Mário de Andrade. Há também a história do Morro do Castelo e quadros que são ícones do Modernismo, como Abaporu de Tarsila do Amaral. Para mais informações, tel: (21) 2544-7666  ou ‎ caixacultural.com.br  Informação enviada pela tutora Isabela, Inglês.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Mais texto argumentativo

Agora, atividades elaboradas pela profª. Gabriella.
Aguardem mais postagens!

domingo, 8 de abril de 2012

Porque ninguém é de ferro...

Uma brincadeira didática: Filosofighters! Trata-se de um joguinho do website da revista Superinteressante, no estlo street fighter, mas envolvendo filósofos ocidentais. Não vão esperando hadoukens luminosos ou supercombos - é apenas uma boa desculpa para conhecer um pouco mais da filosofia de cada pensador.
Este blogueiro que vos escreve terminou o jogo com o poderoso Platão (Sócrates detona!).

sábado, 7 de abril de 2012

De boca pra ouvido...

Viver é muito perigoso... Porque aprender a viver é que é o viver mesmo... Travessia perigosa, mas é a da vida.
(João Guimarães Rosa)

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Para ocupar o feriadão

Companheiros, não teremos aula neste sábado, mas, para não perdermos o hábito, lá vão algumas baterias de exercícios:
Bom feriadão a todos!